Visita a escola de samba do RJ

Recentemente, o governo do Rio de Janeiro implementou uma política de renovação urbana que reconhece a importância da economia criativa ligada às Escolas de Samba junto ao porto carioca. Adotando esta nova estratégia como ímpeto, o AA Rio de Janeiro Visitng School propõe ampliar o escopo e o acesso à Cidade do Samba pós-carnaval para produzir um novo espaço público em seus grandes barracões – lar das melhores escolas de samba – , onde hoje não há conexão com a infraestrutura turística ligada ao mar e ao porto e nem provê conforto para o público geral.

Do programa monolítico ao articulado, os projetos incluirão tanto o design de estruturas permanentes como de instalação interativas, transformando o atual espaço de produção enclausurada da Cidade do Samba em um novo espaço articulado para novos programas propostos no passeio junto ao mar. Estruturas serão projetadas usando métodos computacionais de design e serão construídas com técnicas de fabricação digital com auxílio dos artesãos locais, combinando novos materiais e novos processos com a parafernália carnavalesca. Os participantes produzirão modelos em escala reduzida e em 1:1 de suas propostas urbanas, arquitetônicas e/ou interativas.


As orientações dos workshops Visitng School são dadas por professores e assistentes da AA, arquitetos e especialistas locais, diretores artísticos das escolas de samba e por artesãos dos carros alegóricos. Especificamente, os participantes irão aprender design arquitetônico computacional usando Rhino e Grasshopper e utilizarão fresadoras CNC, corte a laser e impressão 3D. Não é necessária nenhuma experiência prévia. O workshop é aberto para estudantes e profissionais do mundo inteiro.

Para mais informaçõs: brazilvisitingschool@aaschool.ac.uk ou +55 11 3062-3522

Link oficial do evento: http://rio.aaschool.ac.uk/2013-aa-samba-city-workshop/