cadastre-se e receba informações e novidades.

fablab

Ao longo dos anos, a DS4 se estabeleceu como empresa parceira na implementação dos chamados FabLab’s, ou Laboratórios de Fabricação Digital.
Iniciados pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) nos EUA, esta iniciativa de caráter colaborativo tem como objetivo iniciar uma verdadeira revolução nos meios de produção e tem alcançando adeptos em todo o mundo. Com cerca de 700 laboratórios ao redor do planeta, a DS4 orgulhosamente participa ativamente no Brasil das iniciativas criadas pela UFSC, FAU/USP, Mackenzie, AA e Belas Artes.

saiba mais

o que é fabricação digital

A Fabricação Digital pode ser considerada como uma forma de prototipagem rápida, nome dado devido ao tipo de fabricação que utilizada máquinas computadorizadas para execução de projetos realizados em meios digitais. Existem diversos tipos de máquinas para reprodução de projetos digitais, porém as máquinas definidas como essenciais para um FAB LAB são a Fresadora CNC, a Laser CO2 e a Impressora 3D.

QUAL A DEFINIÇÃO DE FAB LAB?

Fab Lab, do inglês Fabrication Laboratory, ou Laboratório de Fabricação Digital, são oficinas que dispõem de equipamentos para Fabricação Digital tais como: impressoras 3D, cortadoras a laser, plotter de recorte, fresadoras CNC, computadores com software de desenho digital CAD, equipamentos de eletrônica e robótica, e ferramentas de marcenaria e mecânica

qual foi o primeiro fablab

O primeiro Laboratório de Fabricação Digital foi desenvolvido no MIT (Massachusetts Institute of Technology) a partir de um projeto de extensão do CBA (Center for Bits and Atoms) que foi lançado por um prêmio da Fundação Nacional de Ciências em 2001 com o intuito de criar em um mesmo espaço instalações para Fabricação Digital, com ferramentas que atendem diversas disciplinas, de larga escala e projetos imensuráveis e explorar os limites entre a Ciência da Computação e a Ciência Física.

DS4 NO 1º FABLAB/USP

Participação da DS4 no primeiro Fab Lab brasileiro ocorrido na USPjunto com uma conferência
internacional, a qual reuniu diversas técnologias de vários países latino americanos.

qual a intenção dos fablab's

Os FAB LABs tem o objetivo de facilitar a prototipagem de ideias, visando a inovação e a invenção. É um espaço para estudantes, educadores, empresas, profissionais, inventores, curiosos e especialistas adquirirem conhecimento, trocar experiências e utilizar equipamentos modernos para tornar realidade seus projetos. Fazer parte desta rede mundial significa também compartilhar conhecimento proporcionando cursos, palestras e workshops, além de replicar, criar e compartilhar projetos Open Source.
Existem três tipos de FAB LAB’s: Os acadêmicos, os públicos e os profissionais. Os acadêmicos são sustentados por universidades ou escolas, enquanto os públicos podem ser sustentados por governos, institutos de desenvolvimento ou mesmo comunidades locais. Os profissionais são os únicos que precisam se preocupar com a viabilidade financeira e, geralmente, ganham dinheiro alugando espaço e máquinas para empresas e makers desenvolverem seus produtos. Esses fab labs costumam cobrar dos frequentadores uma taxa por horas, dias ou meses de uso.

iniciativa ds4

Sempre olhando a diante, a DS4 se posiciona enquanto empresa pioneira no desenvolvimento e ampliação do segmento de automação CNC no Brasil ao lado de Universidades, Centros Educacionais e Instituições de Pesquisa e Desenvolvimento, participando avidamente de pesquisas acadêmicas provendo conhecimento e infraestrutura participando em atividades e projetos experimentais de desenvolvimento como Laboratórios de Fabricação Digital, Projetos relacionados a Sistemas Paramétricos, além de Feiras e Eventos do setor.

entre em contato com a ds4

SEDE DS4

DS4 Laser & Router
Rua Sebastiano Mazzoni, 279
Vila Moraes, São Paulo – SP
04171-000
Fone: (11) 3476-7474